segunda-feira, 18 de abril de 2011

Queda de Cabelo





A queda de cabelo é uma queixa muito prevalente no consultório o requer uma avaliação individualizada. Muitas causas podem ser avaliadas apenas duarante a consulta clínica, enquanto outras requerem também a investigação por meio de exames.
A seguir, as dúvidas mais comuns:

1) Meu cabelo cai muito depoi do banho. Isso é normal?
Sim. Geralmente são fios que já estão soltos e acabam caindo com a lavagem. A perda entre 100 e 200 fios/dia é considerada dentro da normalidade. Fatores como água muito quente ou shampoos inadequados podem aumentar o problema.

2) Existem doenças relacionadas a queda de cabelo?
Sim. Desde distúrbios hormonais, de tireóide, depressão, carências vitamínicas, anemias, alterações nos ovários - cistos, uso de algumas medicações...

3) E no pós-parto a queda é normal?
Sim. Depois de cirurgias, doenças graves e mesmo no pós-parto há o que chamamos de Eflúvio - uma queda marcante dos fios, que geralmente cessa em alguns meses.

4) Minha mãe tem o cabelo fino e ralo. Devo me preocupar?
Depende. Há uma herança genética nos casos tanto de alopécia feminina quanto masculina. Isso pode se manifestar mais precocemente e requer um tratamento efetivo e precoce para a manutenção da saúde e quantidade dos fios.

5) Chapinha, escova, escova progressiva fazem o cabelo cair?
Geralmente não. Processos deste tipo podem levar a uma maior fragilidade do fio e sua quebra, mas não a queda em si. Cabelos com química e processos de relaxamanto/alisamento requerem produtos específicos para a sua nutrição e hidratação.

6) Como se trata a queda de cabelo?
Depende dos fatores envolvidos na sua causa. O tratamento varia desde uma dieta rica em ferro e zinco, suplemento vitamínico específico para os cabelos, tônicos que melhoram a circulação do couro cabeludo, tratamentos hormonais e tratamentos específicos de doenças associadas.