quinta-feira, 17 de março de 2011

Acne na mulher adulta



 A acne sempre foi considerada um quadro típico da adolescência. Hoje, é comum mulheres na faixa dos 25 aos 40 anos ainda com quadro de oleosidade facial, cravos e espinhas.

O problema pode ser desencadeado, mantido ou agravado por condições simples (como higiene inadequada e uso de produtos inadequados para o tipo de pele) até problemas hormonais e outras doenças.

A higiene diária deve ser feita com produtos capazes de remover a oleosidade, mas sem causar ressecamento exagerado.  O objetivo é remover restos de maquiagem, poluição, controlar a oleosidade excessiva, evitar que haja obstrução nos poros e a conseqüente formação de cravos e espinhas.

Como muitas mulheres se utilizam de recursos de maquiagem e cremes no dia a dia, é fundamental a escolha de texturas mais secas e não comedogênicas.
O veículo do produto cosmético utilizado pela paciente é tão importante quanto o princípio ativo da formulação. Geralmente indicamos para pessoas com a pele oleosa formulações em gel, serum ou loção “oil free” (livre de óleos).  Para peles secas, recomendamos formulações em loção cremosa ou em creme.

Também problemas hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos, podem desencadear, agravar ou manter um quadro de acne. Uma avaliação hormonal detalhada direciona o tratamento com resultados muito satisfatórios e duradouros.

O estresse também é um vilão do processo de acne, podendo aumentar o cortisol do organismo e este pode acelerar a produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Se você apresenta acne na  adulta, converse com seu médico para que ele proceda a uma avaliação detalhada do seu caso e apresente a melhor opção de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário